quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O percurso da imagem no Renascimento


Foi o período para identificar a História da Europa, ocorreu aproximadamente entre 1300 e 1650. Reviveu a cultura Greco-Romana, além de viver por muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências.
Tinha como fundamento a ressurreição consciente do passado. Daí o termo Re-nascimento, que se dava pela valorização do humanismo e da natureza; contra o divino e ao sobrenatural, vivido por períodos passados.
Entre meados do século XV e por todo o século XVI, o renascentismo surge na Europa, com seu berço mais precisamente na Itália, pelas grandes riquezas provenientes do comércio. Mas não se limitou a Itália. O renascentismo se espalhou por toda a Europa e tem como características básicas a valorização da cultura greco-romana, uma visão completa e perfeita da natureza, além da idealização do corpo humano realista. O racionalismo surge defendendo as qualidades da inteligência e conhecimento e o dom artístico como parte evolutiva da sociedade. A imagem teocêntrica da sociedade se desfaz e o lugar de Deus no centro é ocupado pelo homem como ser principal personagem da história. O homem renascentista inicia uma busca pelas pesquisas e métodos de experimentação. Por fim, havia a pratica do hedonismo, que era exatamente a valorização dos prazeres humanos. 

O homem vitruviano de Leonardo da Vinci sintetiza o ideário renascentista: humanista e clássico.


História da pintura

A historia da pintura renascentista é muito interessante pois há de fato uma ruptura com os padrões estéticos e suas inspirações da arte até o momento de transição. As principais características são:
A perspectiva: a arte das proporções perante os princípios da matemática e da física, moldaram um novo olhar sobre o quadro que manifestariaa arte e a sua evolução.
Uso do claro-escuro: técnica para desenvolver a profundidade e a sugestão dos volumes de corpos. Ideal para contrastes.
Realismo: tem a pintura como realidade socialmente vivida e construída, assim como tem que ser.
Uso da tinta óleo e da tela.
Manifestações independentes da cultura.
Manifestações independentes das pinturas.
Surgimentos dos artistas com estilo pessoal, diferente pelo espirito de liberdade, e consequentemente, seguem ao individualismo.
Como o Renascimento Italiano se espalhou pela Europa, trouxe novos artistas que nacionalizaram as ideias italianas... Em ordem alfabética, os alguns dos pintores foram:
  • Albrecht Altdorfer, alemão (1480-1538)
  • Andrea delVerrocchio (1435-1488, pintor e escultor)
  • Andrea Mantegna (1431-1506, pintor e escultor)
  • Antonello da Messina
  • BenosoGozzoli
  • Bernardino Luini
  • Carlo Crivelli
  • Corregio
  • CosimoTura
  • DirkBouts
  • El Greco (1541-1614)
  • Hans Holbein
  • Hans Memling
  • Irmãos Limbourg
  • Juan de Flandres
  • Leonardo Da Vinci
  • Lorenzo diCredi
  • Luca Signorelli
  • Lucas Cranach
  • Mabuse
  • Masaccio (1401-1428, pintor)
  • Michelangelo Buonarroti (1475-1564, pintor e escultor)
  • Paul Brill
  • Perugino
  • Piero della Francesca (1420?-1492) (As Dez Mais)

Os principais pintores são:

Botticelli                           
      
            Os temas dos seus quadros eram expressar seu ideal de beleza. Para ele, a beleza estava associada ao ideal cristão. Por isso, as figuras humanas de seus quadros são belas porque manifestam a graça divina, e, ao mesmo tempo, melancólicas porque supõem que perderam esse dom de Deus. Obras destacadas: A Primavera e O Nascimento de Vênus.





Leonardo da Vinci

    Foi um grande desenvolvedor da técnica de luz e sombra, além da perspectiva, geradora de uma atmosfera que parte da realidade mas estimula a imaginação do observador. Obras destacadas: A Virgem dos Rochedos e Monalisa. 


Esse quadro da Monalisa ficou tão famoso pela novidade das suas formas, que vários pintores e criadoresfamosos fizeram uma releitura da obra de Da Vinci. Alguns exemplos seguem:

                                                         Botero e sua Monalisa obesa.

                                                                Duchamp- bigodinho. 


                                                     Basquiat e Monalisa atualizada.
 
Michelângelo 
 Se dedicou a pintura da capela sistina. Obra fantástica retratando o antigo pensamento e suas ideologias. Obras destacadas: Teto da Capela Sistina e a Sagrada Família.



Rafael
     
     Pintor com simetrias equilibradas e atrativo do observador. Foi considerado grande pintor de “Madonas”. Obras destacadas: A Escola de Atenas e Madona da Manhã.





Giotto

       Um dos precursores do Renascimento, ele deixa claro em sua obra a simplicidade, precisão e fidelidade à natureza.


Pode-se dizer que a escultura é a forma de expressão artística que melhor representa o renascimento, no sentido humanista. Destacam-se as figuras humanas, que até então estavam relegadas a segundo plano, acopladas às paredes. No renascimento a escultura ganha independência e a obra, colocada acima de uma base, pode ser apreciada de todos os ângulos. A expressão corporal garante o equilíbrio, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas; e as expressões das figuras refletem seus sentimentos. 
Mesmo contrariando a moral cristã da época, o nu volta a ser utilizado refletindo o naturalismo.
Os Renascentistas inspiraram-se nos clássicos (gregos e romanos), logo a escultura renascentista define-se como a forma perfeita do homem perfeito, a proporção ideal o quase endeusamento da forma humana. 
A escultura renascentista deu ênfase à importância do homem e suas atividades. Os escultores ficaram conhecidos por seus relevos e pelas ornamentações de púlpitos.

Principais Características

- Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade        
- Proporção da figura mantendo a sua relação com a realidade      
- Profundidade e perspectiva
- Estudo do corpo e do caráter humano (nu artístico e retrato)       
- Temática mitológica
- O homem é o personagem principal (antropocentrismo)   

A escultura foi a arte em que primeiro observou-se a nova estética, tornando-se uma das artes mais representativas do Renascimento. A escultura italiana, uma das mais importantes, expressou uma reação contra os princípios estéticos góticos, deixando transparecer a influência da arte na Antiguidade Clássica, ou seja, do humanismo e racionalismo. O estilo fundia elementos naturalistas e idealistas. O ínicio oficial dessa arte surgiu em Florença, entre 1401 e 1408. Nos séculos XIV e XV, cresceu a admiração pelos clássicos e o culto ao ser humano.

As figuras, até então meros elementos decorativos da arquitetura, adquirem aos poucos, total independência. Já desvinculadas da parede, são colocadas em um nicho, para finalmente mostrarem-se livres, apoiadas numa base que permite sua observação de todos os ângulos possíveis.
O estudo das posturas corporais traz esculturas que se sustentam sobre as próprias pernas, num equilíbrio perfeito, graças à posição das pernas ambas abertas ou do contrapostto (peso concentrado numa das pernas e resto do corpo em relaxamento, ligeiramente virado para um lado). As vestes reduzem-se à expressão mínima, e suas pregas são utilizadas apenas para acentuar o dinamismo, revelando uma figura humana de músculos levemente torneados e de proporções perfeitas.
No auge da escultura renascentista, contudo, são observadas as obras de Michelangelo, que utilizou enormes blocos de mármore e deixou obras de grande porte e beleza. Expressava pensamentos em suas esculturas, buscando efeitos vigorosos na emoção e alcançando grande vitalidade em seus trabalhos. Estudou a figura humana com empenho, nas formas mais diversas de expressão, posição e atitude.







Tanto Donatello quanto Michelangelo esculpiram a figura de Davi.  O Davi de Donatello é feito de bronze e considerado o primeiro nu artístico com notável inspiração helênica.  Enquanto o Davi de Michelangelo foi elaborado em mármore com grande inspiração helenística.

Davi de Michelangelo   








Aqui podemos perceber claramente a influência grega na escultura renascentista - tanto a posição de Davi quanto a idealização da beleza e serenidade. Perceba como uma das pernas está apoiando o peso do corpo, equilibrando o eixo central para que a figura fique relaxada... isso se chama contraposto e foi muito utilizado nas esculturas clássicas.

Davi de Donatello         


Outro gênero dentro da escultura que também acaba sendo beneficiado pela aplicação dos conhecimentos da perspectiva é o baixo-relevo (escultura sobre o plano). Empregando uma técnica denominada schiacciato, Donatello posiciona suas figuras a distâncias precisas, de tal maneira que elas parecem vir de um espaço interno para a superfície, proporcionando uma ilusão de distância, algo inédito até então.  Donatello foi um grande escultor, que introduziu o humanismo, precedendo o naturalismo e a glorificação do nu.

Madalena de Donatello             

Essa escultura em madeira retrata Madalena no fim de seus dias: velha, com rugas e os cabelos secos e expressão cansada mas com fé. Aí percebe-se um pouco da quebra da idealização da beleza - Donatello quis fazer uma escultura não idealizada e de acordo com o real. Diz-se que quando Donatello terminou esta escultura, falou à estátua: "Fale, fale ou morrerás de peste!", de tão expressiva que ficou.


São João Evangelista de Donatello







Arquitetura

Caracterizou-se por ter sido um momento de ruptura em sua historia em três pontos: na produção, linguagem e na teorização.
Foi o conflito em que buscou uma nova atitude dos arquitetos da época em relação a sua arte, e acima de tudo, inovando para um estilo pessoal.
Dividiu-se em dois grandes marcos; primeiro no século XIVe inicio do XV, que se destaca pelo pintor,escultor e arquiteto Filippo Brunelleschi. Dominava a Matematica e era um grande conhecedor da poesia de Dante.Conhecido por sua arquitetura classicista, um dos seus mais importantes trabalhos foi cúpula da Catedral de Florença e a Capela Pazzi.











O segundo marco foi no século XVI, caracterizado por idéias individuais dos arquitetos.
Tais arquitetos como:

Andrea di Pietro della Gondola  
 Abordava as ordens arquitetônicas, a edificação doméstica e pública, o urbanismo e a construção sacra, e considerava o modelo antigo indispensável para a formação de uma verdadeira civilização, mas não obstava a criação original a partir dele. Dizia que "não é vedado ao arquiteto afastar-se algumas vezes do uso comum, pois tais variações são graciosas, e se baseiam na natureza".Sua principal obra foi:

                               Villa Capra dita La Rotonda, a mais famosa construção de Palladio

                   Projeto original da Villa Capra, inspirada no modelo do templo centralizado

Giulio Pippi
Pintor e arquiteto italiano.Suas obras foi:
                                                                     Palazzo del té
 Dentre desde palácio esta outras de suas obras.

Assim, percebemos que suas caracteristicas eram:
• Ordens Arquitetônicas
• Arcos de Volta-Perfeita
• Simplicidade na construção
• A escultura e a pintura se desprendem da arquitetura e passam a ser autônomas
• Construções; palácios, igrejas, vilas , fortalezas.

Tinham como aspecto uma visão de mundo baseados no Classicismo e o Humanismo.Porém é fundamentada em valores e habitos medievais que por trás da arte tem-se plena consciencia da produção artistica da Idade Média,em enfase o estilo gotico.
 























Nenhum comentário:

Postar um comentário