quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pré História



Um dos períodos mais fascinantes de nossa trajetória humana é a pré história, de uma forma singular e até mesmo limitada, nossos antecedentes comunicavam acontecimentos através de imagens pintadas nas paredes das cavernas. 

Foi comprovado que essas imagens tinham um sentido como numa história, elas possuíam uma ordem. A principal característica dos desenhos que surgiram na idade da pedra lascada era o Naturalismo, os homens pintavam um animal, por exemplo, do modo como os viam, sem muita precisão, somente o ser sobre sua perspectiva.


As imagens mostravam que aparentemente caçadores faziam as pinturas. A explicação mas aceita para isso, é que eles acreditavam que se possuíssem a imagem do animal, teriam domínio sobre o mesmo, sendo mais fácil a captura. 

 Gruta da RODÉSIA, África, mais de 40.000 anos.

A imagem acima e foi retirada do blog: Desenho artístico e história da arte. 


A  Arte Pre Histórica


A pré historia tem esse nome não por anteceder a historia, e sim as formas de escrita, mas por outro lado naquele tempo já existia uma forma de comunicação, que eram as pinturas rupestres, os desenhos são representações do que existia antes, essas formas e gravuras nos ensinam muito sobre aquele homem primitivo, algumas formas de seu pensamento e do visão, por exemplo da força que eles viam nos elementos da natureza, de que a água, o vento tinha poder sobre o lugar onde eles viviam, e acreditavam até que essas imagens tinham força, e quando eles representavam a caça ela era mais fácil de ser alcançada. As imagens também serviam para se comunicarem entre si, cientistas já provaram que as pinturas muitas vezes tinham uma seqüência lógica.
Essa ‘arte’ , pinturas, formas em barro como estatuetas, não eram vistas como arte, era apenas uma forma de comunicação, se eles tinham uma relação com essas formas e objetos não se sabe, contudo é considerado arte pré histórica todas essas manifstações desenvolvidas antes das primeiras civilizações.






Mais informações:Histórida da Arte .com,acompanhe nossos estudos de imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário